sábado, 27 de junho de 2015

Capitães da Areia - Lux Frágil

No passado dia 19, o Lux fazia a festa dos balões pretos. Entre os convidados havia Bispo, Éme, Capitães da Areia e Sensible Soccers Dj Set.

A curiosidade era gigante. Os Capitães da Areia sempre me intrigaram. A verdade é que continuam a intrigar. Mas é algo submerso num sentimento bastante positivo e de satisfação.

O concerto que tive diante dos meus olhos e ouvidos naquela noite foi simplesmente genial. A mescla de estilos que existe e nos reporta à pop portuguesa dos anos 80's é surpreendente. Denotam-se claras influências de Sétima Legião, Heróis do Mar e GNR.

A postura em palco do homem que dá a cara à banda, Pedro de Tróia, é extremamente apetecível. Apresenta-se com uma feição séria do princípio ao fim, sem esboçar um sorriso mas com uma expressão corporal bastante chamativa e interessante. Ao longo do concerto o sarcasmo vai-lhe saindo do corpo tanto pela boca como pelas atitudes.

As letras que compõem as músicas são simples e de poucos versos, mas com a robustez suficiente para o sarcasmo e a crítica temperada. Rapidamente entram no ouvido e lá permanecem.
Os beats electrónicos que subtilmente vão acompanhando os riffs da guitarra real e da guitarra-raquete dão-nos a ideia de uma pop trabalhada e ritmada, com a bateria a ditar os compassos.

O concerto teve um começo em grande e inteligente, iniciando com a "Arco das Portas do Mar". Centrou-se unicamente no último álbum da banda, sendo que das 11 músicas que compunham a setlist, só uma não lhe pertencia. Ouviu-se "Nasci para Enriquecer", "Menina Bonita do Cinema", "Canção Indigestão" "Ájax", entre muitas outras malhas.

Os Capitães da Areia são o Pedro de Tróia, o Tiago Brito, o António Moura, o Vasco Ramalho e a Inês Franco. Deram-se a conhecer ao mundo em 2011 com o álbum o "Eterno Verão d'Os Capitães da Areia", no entanto, só com "A Viagem dos Capitães da Areia a Bordo do Apolo 70" Portugal parou para os ouvir e lhes dar a atenção necessária. Este álbum conta com a participação de Rui Pregal da Cunha, Capitão Fausto, José Cid, Bruno Aleixo, Toy, entre muitos outros.
Quem puder que ouça ou veja estes meninos.









O álbum completo pode ouvir-se aqui:







Sem comentários:

Enviar um comentário